Nodal Points Six Super Sneak Peek... kinda. (Patreon)
Content
A few issues back, we had an amazing volunteer team translate the body copy of issue three of our Nodal Points zine for a Spanish language release. (that can be found here: Nodal Points 3 Spanish Language Edition)
As a team, we're committed to keeping the Nodal Points and Archive Editions books print only; there's something experiential and tangible about having an actual book in your hands that you have to nurture like a wee baby so thirty years later you can reference it in an article about a fella who can turn his penis inside out, so we've ruled out PDF/EPUB/MOBI editions in that spirit.
The upside is that people have to own more books- always a good thing. The downside is that their ability to translate them easily is nonexistent, and finding volunteer teams to fully translate into multiple languages is a bit of an ask.
That's where, and god help me for admitting this- ChatGPT comes in. We had a suggestion recently from a Portuguese speaking supporter to try using GPT for translation work; it's adaptive learning makes translating context a lot more precise than standard online tools, and if it's successful- we'd need proofreaders not full translation teams. We'd be able to offer our print zines in any language we could find proofreaders for, if the numbers called for it. Win/win or an infinite amount of work for very little return? Who knows.
That said- if any of you folks speak Portuguese, here's a super early sneak peek at an interview with photographer Efrain Gonzalez from the upcoming issue six of Nodal Points; this issue's focus (heh) will be on photographers, with Efrain being joined by Philip Barbosa (Modcon, ScarWars, BME), Jay Nolan, and Chris Wroblewski (Skin Shows, Modern Primitives*, Ahead of His Time) to add context to their photographs of body art fans. We'll also be taking a look at the history of the Madison piercing, speaking to a few piercers for new oral histories, and who knows what else.
For now: Efrain.
1. Fale-nos um pouco sobre você?
Eu nasci no Bronx, minha família se mudou para Long Island em 1959 para que meu pai pudesse trabalhar na indústria aeroespacial, e ele construiu naves espaciais que pousaram na lua (Módulo de Excursão Lunar construído na Grummans). Eu morava lá até ficar cansado da faculdade, e em 1975, larguei os estudos para trabalhar como motorista de táxi e me mudei para um apartamento barato na 10th st no East Village de Manhattan, onde pagava 165 dólares por mês. Dirigia um táxi por toda a cidade de Nova York e adorava dirigir à noite. Levava uma câmera comigo na minha bolsa, levando-a aonde quer que eu fosse. Comecei com uma Minolta SRT100 até que ela foi roubada do meu táxi, então economizei dinheiro e comprei uma Nikkormat em 1976, que ainda tenho. Fotografava de tudo! Comecei a fotografar na escola e fiz aulas na faculdade, em particular na SVA na 23rd St. Annie Sprinkle, a estrela pornô, era uma colega de classe comigo lá em 1977. Fotografei ela aprendendo a fotografar modelos nus! Ainda mantemos contato um com o outro. Mais tarde fiz aulas de fotojornalismo na New School, e tive a sorte de participar de uma palestra do famoso fotógrafo Helmut Newton e Mary Ellen Mark. Ele explicou por que sua obra continha tanta imagem orientada para o fetiche.
Adorei fotografar a cena de tatuagens, que em Nova York nos anos 70 e 80 era completamente underground. Adorava fotografar as pessoas tatuadas que encontrava enquanto vagava pelas ruas e clubes, com uma velha Nikkormat carregada com filme Tri-X que eu mesmo carregava em rolos. Fotografava principalmente em preto e branco porque era pobre demais para pagar todo o filme colorido que usaria - rolo após rolo. Então, eu revelava o filme na minha banheira em meu apartamento no Park Slope. Foi nesse bairro no Brooklyn que conheci Huggy Bear Ferris, o tatuador mais famoso do Brooklyn, que era coberto da cabeça aos pés em tatuagens de borboletas. Ele realizava churrascos de motoqueiros no Prospect Park, festivais de tatuagens em Coney Island, fazia leituras de poesia no East Village, e era o MC dos shows de tatuagem realizados no prédio "Side Show by the Seashore" no calçadão. Quando o conheci pela primeira vez, ele tinha um estúdio de tatuagem na McDonald Ave no Brooklyn, ao lado do trem elevado F, e ele fazia suas tatuagens em belas damas e motoqueiros durões. Nessa época, por volta de 1983 ou 4, eu tinha piercings no mamilo, mas não tinha tatuagens. Um dia eu estava visitando Huggy e havia um grande motoqueiro peludo, com ratos demônios tatuados no peito, lá para fazer alguns retoques de Huggy, e ele veio
2. O que te inspirou a seguir a fotografia como carreira?
Quando eu estava no ensino médio, eu gostava de ciência, biologia e microscópios. Então, ouvi falar sobre um processo de tirar fotos através do microscópio e, como eu tinha feito minhas próprias lâminas, queria experimentar isso. Comprei uma velha câmera dobrável por quatro dólares em uma loja de usados em Farmingdale e comecei a tirar fotos seguindo as instruções de um livro. Tirei sete fotos das lâminas que tinha e a última tirei um autorretrato no pátio dos fundos. Quando recebi as fotos reveladas, fiquei impressionado com a aparência das lâminas. Mas, acima de tudo, fiquei surpreso com a foto de mim. Estava ligeiramente fora de foco e deslocada, mas lá estava eu. E assim me apaixonei pela fotografia. Meus pais me compraram uma câmera mais atual, uma Petri 7S, e me juntei ao clube de fotografia do ensino médio, aprendendo a misturar produtos químicos e revelar filmes e imprimir cópias em preto e branco, desviando e queimando, empurrando filmes e outros truques de laboratório. Minha vizinha da porta ao lado me deu um velho ampliador do porão dela e fui em frente, colocando-o no meu porão e imprimindo minhas próprias fotos! Continuei fotografando o máximo que podia pagar, conseguindo câmeras maiores e melhores e aprendendo a capturar o que via no filme, como traduzir o que vejo em uma imagem impressa.
3. Como você descreveria seu estilo pessoal de fotografia?
Eu fotografo o que eu vejo. O que eu gosto e o que eu amo, ou qualquer coisa que chame minha atenção. Uma árvore, uma flor, um corpo morto, um pôr do sol, uma sombra, um corpo nu, uma cena de sexo, uma multidão, o que quer que chame minha atenção. Tento descobrir como o filme e a lente vão traduzir o que meus olhos veem. Você vê uma coisa, mas o filme e a câmera são limitados em como podem traduzir sua visão em uma densidade à base de prata. Quando você aprende isso, pode criar imagens reais que falam ao coração e à alma dos outros. Claro, eu tinha que contar os quadros da foto porque cada rolo de filme que eu pagava tinha apenas 36 exposições. Isso me limitou, mas também me obrigou a estar ciente do que eu estava fotografando e trabalhar para capturá-lo no momento perfeito e no ângulo certo. Também me forçou a limitar minha fotografia, então perdi algumas fotos. Quando me mudei para meu apartamento em Park Slope em 1979, montei um laboratório escuro no que era o quarto e comprei um ampliador besler 23c e grandes bandejas de produtos químicos, e eu imprimia a noite toda, lavando as impressões acabadas na banheira. Às vezes eu recebia pilhas de papel fotográfico vencido da minha professora do SVA, Cora Wright Kennedy, quando ela limpava seu apartamento na rua Greenwich. Ela queimava o papel de impressão expirado em sua lareira, até que eu pegasse para usar em meu laboratório. Então, quando trabalhei em diferentes laboratórios fotográficos, fui capaz de roubar produtos químicos e papel fotográfico para imprimir o quanto eu quisesse. Foi assim que acabei com vinte caixas de impressões fotográficas em preto e branco.
Eu gosto de fotografar pessoas como elas são, então nunca fiz muitas fotos bonitas ou posadas de modelos convencionais. Fotografei a multidão gótica, os clubes de fetiches, as pessoas transgêneras sendo elas mesmas, cortes, queimaduras. Fotografei pessoas sendo reais.
4. Qual é a sua maior conquista como fotógrafo?
Essa é uma pergunta difícil. Por anos, eu fotografei o que gostava, mas nunca pude ganhar a vida com o que criei. Era muito fora do comum. Muito bizarro. Muito kinky. Mas eu amava o que criava em filme. Minha visão era minha e eu gostava quando as pessoas elogiavam minhas imagens. Mas ganhar dinheiro era outra coisa. É extremamente decepcionante as pessoas admirarem seu trabalho, mas se recusarem a gastar um único centavo pelo que é meu trabalho. Mesmo assim, eu tirei fotos. Muitas fotos. Toneladas de fotos. Agora minhas imagens estão sendo reconhecidas e solicitadas para filmes, livros, documentários e palestras. O que começou como um simples desejo de tirar fotos que falassem comigo, que tentassem capturar em uma camada de emulsão de prata uma verdade que eu vejo, agora se torna um arquivo das culturas que amo e registrei em filme. Tirei fotos da marcha do orgulho gay, trabalhadoras sexuais trans na West Side Highway, clubes fetichistas no Meatpacking District, vida noturna no East Village, sombras à noite nas ruas vazias do Lower East Side, festas de crossdressing em bares, chicotadas, fisting, suspensão com anzol, eventos de tatuagem, Wigstock no parque Thomkins Square, The Crowbar, Tattoo Love Child, o Clit Club, festas em casa gay, festas de sexo em bandas tocando em clubes escondidos em bairros ruins, pôr do sol, carros em alta velocidade à noite, freaks, estrelas pornô, motociclistas tatuados e muito mais. Eu tentei capturar uma visão realista do mundo real, do mundo underground, como eu o via, inspirado por WeeGee, Brassai, Eugene Smith e Eric Salomon. Eu queria capturar em filme a verdadeira experiência humana de pessoas que existiam na margem, pessoas que viviam para serem elas mesmas, mesmo que fosse "impróprio" ou "fora de moda" ou simplesmente "obsceno". Eu vi uma verdade em todas essas pessoas porque, em sua nudez, sua dor, seu comportamento, sua vestimenta ou desvestimenta, os anéis em sua pele ou as tatuagens que manchavam seus corpos, a maquiagem que cobria a barba, as sandálias rosa tamanho 13, as cicatrizes de implantes e as amputações de partes do corpo, elas estavam mostrando sua verdadeira natureza, sua identidade real, os fragmentos de sua alma que as tornavam completas em um mundo que tentava quebrar suas identidades para que pudessem se encaixar em um molde comum.
Minha maior conquista como fotógrafo é que fui capaz de ver algum tipo de verdade nessas pessoas, capturar sua força e vulnerabilidades e tentei usar uma câmera para registrar o que vi. Aprendi a dominar a câmera como uma ferramenta para fazer imagens da vida que vi com meu olho, e depois mostrar aos outros a beleza que tive a sorte de testem
5. Podes falar um pouco sobre como começaste a fotografar pessoas tatuadas/piercadas?
Eu sempre fui atraído por tatuagens, embora nunca pudesse decidir qual ter, já que queria uma que refletisse meus pensamentos. Morando em Park Slope, um dos meus vizinhos era um famoso tatuador chamado Huggy Bear Ferris. Em 1980, enquanto lia uma revista de tatuagens na sala de armazenamento durante a minha hora de almoço, vi um pequeno anúncio de 1/8 de página para a PFIQ, Piercing Fans International Quarterly. Era uma revista sobre algo chamado "piercing corporal", anéis e joias de aço implantados no corpo. Fiquei intrigado, interessado, Oh, eu estava animado! Isso era um nível de loucura e selvageria sexual que eu não podia deixar passar. Encomendei a revista, que na época era impressa em preto e branco, sem cor. Adorei o que vi e continuei a encomendar a revista, mal podia esperar para receber o último número. Olhando para pessoas modificando seus corpos, não apenas com tatuagens de tinta, mas com anéis de aço, implantes, barras e mais. Eu adorei. Eu queria! Tive que comprar meus primeiros anéis de piercing da Silver Anchor na Flórida (eram os únicos), depois encomendar todo o equipamento adequado de piercing: agulhas estéreis, pinças Pennington, etc., uma coleção completa por conta própria. Então tive que encontrar alguém em Nova York que soubesse como tudo isso funcionava. Meu vizinho Huggy Bear Ferris encontrou um tatuador que morava na 16th St. e 8th Ave. que estava disposto a fazer isso e que sabia como. Fui ao seu apartamento, que havia sido convertido em um estúdio de tatuagem, e ele perfurou ambos os meus mamilos e inseriu os anéis de aço. Fiquei tão animado e tirei fotos de mim mesmo com minha câmera Nikkormat. Eu assustaria as pessoas com meus piercings porque era tão novo na época. O único lugar onde se podia ver piercings era em homens gays, como em banhos de sol nos piers, ou no dia do orgulho gay, onde orgulhosamente mostrariam seus piercings de mamilo com anéis e barras de ouro. Era um item cultural tão gay naquela época, no início dos anos 80, que algumas pessoas tentavam impedir que os piercings fossem mostrados em eventos de tatuagem porque era "muito gay". A única loja que vendia qualquer tipo de joia corporal em Nova York era uma loja de joias na Christopher St. que tinha joias, anéis e pingentes gays e lésbicos na vitrine. Eu olhava para os pequenos anéis de ouro para o corpo, triste por não poder comprá-los. À medida que os piercings se tornaram mais visíveis, comecei a oferecer piercing corporal para pessoas que queriam joias corporais (piercings de mamilo) e usei meu equipamento para realizar os
6. Algum ensaio fotográfico particularmente memorável que você gostaria de falar?
As fotos que mais me interessaram foram das trabalhadoras sexuais trans que trabalhavam na rua da West Side Highway do final dos anos 70 até os anos 90. Elas eram donas das ruas naquela época e eu ia lá tarde da noite com minha câmera Nikkormat e filme tri-X e fazia retratos a mão livre delas trabalhando e socializando nas ruas e calçadas. O que foi incrível é que elas me permitiram simplesmente caminhar por lá e fotografá-las. Tudo isso acabou quando o Meatpacking District ficou yuppie em 1999, quando William Gottleib morreu e toda a sua propriedade no Meatpacking foi vendida a um empreendedor e tudo ficou muito caro.
O próximo ensaio fotográfico memorável foi quando viajei para Portland, Oregon, para visitar o Living in Leather weekend. Foi minha primeira viagem para uma grande conferência de fetiche em um centro de convenções e fui bem-vindo para andar pela área dos vendedores e fotografar tudo o que acontecia no espaço da convenção. Bondage, jogo de chicote, compras, socialização. As noites eram passadas em uma grande festa de bondage realizada em um antigo armazém de tijolos convertido em um espaço de jogo de fim de semana com dois andares de estações de jogo. Fui bem-vindo como fotógrafo e permitido simplesmente caminhar pela festa de fetiche cheia de pais de couro, mulheres de couro, submissos, mariquinhas e muitos piercings e jogos experimentais. Foi permitido que eu tirasse qualquer foto que quisesse. Tudo o que eu tinha que fazer era pedir permissão educadamente. Passei a noite toda tirando as fotos mais incríveis de todos os jogos de cena que estavam acontecendo. Jogo de agulha, spanking, múmia, suspensão, sexo, jogo elétrico, jogo de faca, até as primeiras horas da manhã. Foi uma noite incrível de tirar fotos, com e sem flash, e algumas exposições prolongadas. Apenas andando por aí e tirando fotos de todos os tipos de jogos sexuais e de fetiche. Foi o paraíso! Quando voltei para Nova York, as pessoas não podiam acreditar em quão lindas eram as fotos.
*Not that Modern Primitives.
Photo of Efrain by Atom Moore, October 2007 for Scar Wars 3.
Files
Previews only